Ducati apresenta novo motor V4 que equipará sua próxima geração de esportivas

0 11.509
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Derivado diretamente dos protótipos do Mundial de Motovelocidade, o novo motor possui 1.103cc e é capaz de render 210 cv de potência.

Depois de assumir que praticamente chegaram no limite de desempenho nos motores de 2 cilindros com a versão Final da Panigale 1299, a Ducati aproveitou toda tecnologia dos propulsores de quatro cilindros desenvolvidos exclusivamente para o Mundial de Motovelocidade e apresentou oficialmente o novo motor de quatro cilindros que equipará a nova geração de esportivas da marca, que deverá ser apresentada no Salão de Milão no mês de Outubro.

Batizado de Desmosedici Stradale, o novo motor da Ducati manteve a tradicional arquitetura em L (semelhante a um motor V4, mas com os cilindros dispostos a 90 graus) e o consagrado comando de válvulas desmodrômico (que abre e também fecha as válvulas do motor permitindo bom funcionamento em altas rotações, enquanto na maioria dos motores concorrentes o fechamento é feito através de molas).

Por se totalmente projetado com base em motores de competição, este motor herda algumas características interessantes utilizadas no Mundial de Motovelocidade. A principal delas é o virabrequim girar no sentido oposto ao das rodas para ajudar a evitar empinadas nas acelerações e até contribuir na agilidade em mudanças de trajetória. Corpo de admissão oval com dutos de comprimento variável e bicos injetores centralizados são algumas das características herdadas das pistas que visam somente alto desempenho.

Ainda que o novo motor tenha o dobro de cilindros, pistões, bielas e comandos, o Desmosedici Stradale é apenas 2,2 kg mais pesado que o atual motor da Panigale, pesando ao todo 64,9 kg. Segundo a fabricante, o novo propulsor é capaz de gerar 210 cv a 13.000 rpm e o torque máximo de 12,2 kgf.m é atingido aos 12.250 rpm e sua característica mais marcante é o torque em médias rotações para proporcionar saídas de curva mais contundentes. A nova esportiva da Ducati deverá ser apresentada em outubro no Salão de Milão, na Itália. Confira no vídeo os detalhes e o ronco do motor que ainda está em fase de testes.

 

Versão para competição

Da mesma maneira que o regulamento do Mundial de Motovelocidade limita a cilindrada dos protótipos na competição, no Mundial de Superbike as motocicletas precisam ser derivadas de modelos de rua e também devem respeitar o limite de 1.000cc para os motores de 4 cilindros na principal categoria. Pensando em se manter na competição a Ducati já anunciou que está desenvolvendo uma versão com 1.000cc e tem planos para participar com a nova italiana de 4 cilindros já em 2019. Enquanto isso, o novo Desmosedici Stradale 1.100cc já estará rodando pelas ruas da Europa.

   

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.