Tanque de Guerra

0 8.294
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
[cq_vc_dagallery images=”1438,1439,1637″ color=”#ffffff” background=”#00bfff”]

500 milhas, Enduro FIM e testes em pista de Motocross foram os desafios que a Yamaha Super Ténéré surpreendentemente encarou sem apresentar qualquer problema.

Há praticamente uma década as motos big trail tem abandonado características off-road para se tornarem grandes estradeiras. Suspensões robustas, rodas grandes e um conjunto resistente a quedas tem dado lugar a recursos que melhoram a performance no asfalto e aumentam o conforto para realizar longas viagens. No entanto; a Super Ténéré é um caso à parte e nas mãos do piloto Leandro Mello ela surpreendeu a todos ao encarar e se sair bem em desafios nunca imaginados para uma grandalhona de 261 kg.

Depois de rodar mais de 25 mil km nas mãos de diversos pilotos e jornalistas especializados que a avaliaram por cerca de 2 anos, a Yamaha Super Ténéré foi disponibilizada para Leandro Mello que queria colocar em prática desafios a fim de descobrir quais seriam os limites dela. E sua primeira prova foi encarar a tradicional corrida das 500 Milhas de Interlagos ao lado das potentes superesportivas.

A ideia era manter a moto o mais original possível, mas para se adequar ao regulamento e oferecer mais competitividade e segurança, algumas alterações foram necessárias como a instalação de uma roda de R1 (aro 17) na dianteira para que pneus esportivos pudessem ser utilizados. O aumento de cerca de 10 cv de potência veio com a instalação de escape esportivo, filtro K&N, e o módulo de injeção Rapid Bike. Ela também recebeu guidão Pro-Taper, quick-shift, pastilhas de freio Vesrah, mangueiras de freio de nylon com malhas de aço e teve algumas peças removidas para aliviar peso. O resultado foi o 7º lugar entre as 23 motos esportivas que participaram da competição e 6º lugar na categoria Superbike. “Mesmo com todas as dificuldades que tivemos, chegar em sétimo foi muito além de nossas expectativas. Ficamos muito felizes com o resultado”, lembra Leandro.

Esta prova inusitada só serviu de inspiração para que Leandro Mello levasse os desafios da Super Ténéré adiante. Cinco meses depois lá estava ela alinhada para encarar os obstáculos da etapa de Guararema do Enduro FIM. Quick-shift e Rapid Bike foram retirados em busca da originalidade, pneus off-road foram utilizados e houve algum ganho de peso com a instalação de protetores de motor e carenagens para aumentar a resistência e facilitar o manuseio em caso de atolamento.

A maioria dos pilotos riu muito e nos chamaram de louco quando viram que eu pilotaria uma grandalhona de 260 kg numa prova com obstáculos para motos de cerca de 100 kg. Confesso que eu mesmo tinha dúvidas se conseguiria completar a volta com a Super Ténéré, mas travei apenas duas vezes e consegui terminar a prova que reúne os obstáculos mais difíceis do off-road, ressalva Leandro contente com a realização.

Este teste deixou claro que a Super Ténéré é um produto que leva a sério a proposta off-road. Robusta, ela superou as expectativas de todos os envolvidos no projeto sem deixar de ser uma moto tecnológica e confortável. Mas Leandro, achando não ser o bastante, a levou para uma pista de motocross para experimentar alguns saltos durante o seu treino e novamente a big trail da Yamaha foi levada a limites inesperados até pelos próprios engenheiros que a projetaram. Numa aterrisagem mal sucedida o motor chegou a bater no chão, mas quebrou apenas o protetor de cárter. Fora isso, a moto resistiu ao treino na pista cheia de saltos e continua inteirinha.

Depois de ter o motor exigido no máximo por horas em autódromo, encarar obstáculos difíceis e ainda realizar saltos, só posso dizer que a Super Ténéré me surpreende mais a cada dia. Quero propor novos desafios para ver até onde ela vai, afirma Leandro.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.