Freios ABS será obrigatório nas motos a partir de 2016

0 677

O Conselho Nacional de Transito (Contran) publicou neste terça feira uma resolução que determina a obrigatoriedade de sistemas de auxílio à frenagem nas motos produzidas a partir de 2016. A nova regra será aplicada de forma gradativa, obrigando a instalação inicialmente em somente 10% das motos produzidas até chegar aos 100% em 2019.

As novas regras também terão diferenciação por cilindrada. Nos modelos abaixo de 300cc as fabricantes poderão optar pelo sistema ABS, que mantém o controle da motocicleta por evitar o travamento das rodas durante as frenagens mesmo em piso de baixa aderência, ou pelo sistema de frenagem combinada, que aplica o freio dianteiro de forma parcial simultaneamente ao traseiro para melhorar a distribuição da frenagem. Nas motos acima de 300cc o ABS será obrigatório.

A notícia é extremamente positiva por garantir mais segurança aos motociclistas. Em contrapartida, o valor das motos deverá subir com a instalação do sistema. O sistema combinado já é encontrado em motocicletas de baixa cilindrada por uma diferença de cerca de R$ 180,00. Já o sistema ABS encarecerá os demais modelos em cerca de R$ 1.500,00.

No vídeo abaixo Leandro Mello explica como funciona o sistema ABS.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.