Perigo: utilização de acessórios na moto requer cuidados

0 12.875
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Texto: Francis Vieira
Laudo técnico revela que banda de rodagem do pneu foi arrancada por objeto cortante

Há cerca de um mês, foi publicada nas redes sociais a imagem de uma motocicleta que supostamente teve a banda de rodagem do pneu traseiro descolada da carcaça em alta velocidade, colocando o motociclista em sério risco de vida. Diante deste episódio, a Michelin solicitou um laudo técnico que confirmou que a banda não descolou e sim foi arrancada por um objeto, possivelmente um suporte de placa, e se não fosse pela resistência da carcaça Michelin, o pneu poderia ter explodido e causado um grave acidente.

Um simples manete de qualidade duvidosa pode limitar o curso da alavanca do freio dianteiro e, ao mínimo assentamento pelo aquecimento de uso, pode deixar a moto sem freio. Manoplas com acabamento de alumínio reduzem a aderência e podem permitir que as mãos do piloto se soltem do guidão. Até um simples retrovisor paralelo com espelho plano, quando mal posicionando, pode limitar muito seu campo de visão, pois nessa situação o ideal é utilizar um espelho convexo.

Um acessório, de má qualidade ou com problemas na fixação, pode ter sido o causador do incidente acima. Segundo o laudo técnico realizado pelo setor de engenharia de campo da Michelin na América do Sul, a banda de rodagem do pneu modelo Pilot Road 4 foi arrancada por objeto cortante, que pode ser uma placa ou suporte de placa. Segundo as imagens do laudo, há pontos em que a superfície da banda de rodagem sofreu com um objeto cortante até não resistir.

Se a carcaça não fosse feita de aramida (o mesmo material utilizado em coletes à prova de balas), a mesma teria estourado e incidente poderia ter resultado numa fatalidade. Por sorte, o objeto cortante foi capaz apenas de arrancar a banda de rodagem da carcaça como uma espátula. Segundo Flávio Santana , engenheiro da Michelin América do Sul, devido ao que foi exposto e através de exames, os danos do pneu são de origem acidental e não se tratam de vício ou defeito de fabricação.

Atualmente a Michelin ultrapassou a marca dos 4 milhões de pneus Pilot Road 4 fabricados e distribuídos em todo o mundo e não houve nenhum caso de descolamento da banda de rodagem do pneu por defeito de fabricação.

Este incidente deixou claro que é importantíssimo ter conhecimento da qualidade dos acessórios que se pretende instalar numa moto e que é preciso se certificar de que o mecânico que realizará o serviço tenha os conhecimentos técnicos necessários para realizar a instalação. A motocicleta é um veículo delicado e um simples parafuso frouxo ou excessivamente apertado pode causar grandes problemas.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.